Reunião entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo

Terminou reunião entre ministros da Rússia e da Ucrânia
EPA

Reunião terminou sem progressos, diz ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Já terminou a reunião entre o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, e o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, em Antalya, na Turquia.

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, não houve progressos.

“A Rússia não está preparada para estabelecer um cessar-fogo. Querem que a Ucrânia se renda. Isso não vai acontecer. A Ucrânia é forte e vai continuar a lutar”, resumiu Dmytro Kuleba, no final da quarta ronda de negociações entre o seu país e a Rússia.

O governante ucraniano disse ainda que “a situação mais trágica neste momento é na cidade de Mariupol”, que tem sido bastante bombardeada nas últimas horas. No entanto, os dois países não chegaram a acordo para estabelecer um corredor humanitário para dentro e fora desta cidade no sul da Ucrânia.

Dmytro Kuleba disse que os dois países concordaram em continuar os esforços para procurar uma solução para as questões humanitárias no terreno.

Kuleba disse ainda que estaria pronto para se reunir novamente com Lavrov: “Estou pronto para continuar com este compromisso, com o objetivo de acabar com a guerra na Ucrânia, acabar com o sofrimento dos civis ucranianos e libertar os nossos territórios da ocupação russa”.

“A Ucrânia está pronta para a diplomacia, mas também está pronta para se defender. Não podemos parar a guerra se o país que iniciou a agressão não tiver vontade de o fazer”, concluiu.

“Eram radicais, não era uma maternidade”

Sergei Lavrov disse que a Rússia estava disposta a pôr fim ao conflito se a Ucrânia aceitasse as condições de Moscovo, recorde-se, a independência das regiões do Donbass, o reconhecimento da Crimeia como parte da Rússia, e a alteração da constituição ucraniana para ficar escrito que Kiev não ingressará na NATO.

“Estamos dispostos a falar da segurança da Ucrânia sem a presença de Kiev na NATO. Zelensky parece estar a começar a compreender isso, o que abre novas expectativas”, disse Lavrov.

Sergei Lavrov justificou a guerra com um alegado acordo entre EUA e Ucrânia para a produção de armas biológicas em território ucraniano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, ainda, que o ataque à maternidade de Mariupol visou eliminar uma célula de radicais ucranianos. “Médicos, enfermeiros, eram todos combatentes radicais. Há muito que não era uma maternidade”, disse.

“Quanto às alegada dificuldades económicas da Rússia”, em consequência do bloqueio internacional, Lavrov evocou a História para garantir a resistência russa.

“Passámos por muitos momentos de dificuldade, estamos preparados”, disse o ministro, anunciando que o país vira as costas à Europa.

“Vamos fazer tudo para diminuir a nossa dependência do Ocidente”, garantiu.