Rishi Sunak quer “recuperar a confiança” no Governo

Rishi Sunak quer “recuperar a confiança” no Governo
REUTERS/Henry Nicholls

O novo Primeiro-ministro disse que o novo Executivo terá “integridade, profissionalismo e responsabilidade a todos os níveis”, afirmando que pretende conquistar a confiança dos britânicos.

No primeiro discurso como Primeiro-ministro, Rishi Sunak disse que pretende “recuperar a confiança” dos britânicos.

Rishi Sunak lembrou Liz Truss, elogiando-lhe o espírito e ousadia mas deixou claro que “foram cometidos erros” e que ele foi eleito “para desfazê-los”.

“Não foram erros propositados ou com má intenção, pelo contrário. Mas, ainda assim, erros”, afirmou em frente ao número 10 de Downing Street.

Sunak reafirmou que a estabilidade económica do país será a prioridade e tema central do seu Governo, anunciando decisões difíceis para enfrentar “uma crise económica profunda”. Ainda assim, garantiu que traz “compaixão para os desafios que enfrentamos hoje”, acrescentando que não deixará a próxima a geração “com uma dívida que não conseguiria pagar”.

Além da economia, Sunak prometeu uma forte ação em áreas como o serviço nacional de saúde, educação, segurança e ambiente.

Em frente ao número 10 de Downing Street, Sunak prometeu “unir o país não com palavras, mas com ações”, afirmando que irá trabalhar “dia após dias para cumprir” com o povo britânico.