fbpx
Select Page
Mundo

Rússia: aprovada lei que controla internet

Legislação que prevê a criação de uma rede isolada dos grandes servidores mundiais foi aprovada com 320 votos a favor.

14 Abril, 2019 - 17:29

Diana Rosa Rodrigues
Pixabay

O Parlamento russo aprovou um projeto de lei polémico que permite a Moscovo isolar a rede de Internet do país, isolando-a dos grandes servidores estrangeiros. 230 deputados da câmara baixa do Parlamento votaram a favor e apenas 15 contra o documento que abre caminho à criação da lei já no inicio de novembro deste ano.

A medida prevê a criação de tecnologia de monitorização que permite rastrear a rede de Internet e afastar o tráfego russo de servidores estrangeiros, nomeadamente para evitar o acesso à rede por parte de outro país. A lei foi apelidada pelos media russos como “Internet Soberana”.

Os autores da iniciativa garantem que esta permite a segurança da rede de Internet no país, depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter revelado que o país preparava uma nova estratégia de segurança cibernética, alegando que a Rússia tinha realizado ataques cibernéticos com impunidade.

Já os críticos da medida avançam que o desenvolvimento desta tecnologia será demasiado caro, além de que a nova lei daria um vasto poder de censura ao governo russo.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa