Rússia pode provocar crise alimentar global

Vladimir Putin
Vladimir Putin| © ALEKSEY NIKOLSKYI; SPUTNIK; KREMLIN POOL ; POOL

O ministro de Negócios Estrangeiros reuniu-se hoje no Luxemburgo para debater medidas de prevenção contra a crise alimentar da Rússia.

Esta segunda feira, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, declarou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, está a utilizar a fome como forma de aumentar a pressão sobre o Ocidente.  

João Gomes Cravinho está hoje no Luxemburgo e encontra-se reunido com os homólogos europeus. O objetivo passa por debater os mecanismos que a União Europeia pode utilizar para libertar as quantidades elevadas de cereais que se encontram retidas na Ucrânia. O ministro português afirma ainda que as consequências da segurança alimentar mundial são de responsabilidade exclusiva da Rússia. 

São várias as linhas a ser desenvolvidas para impedir a possibilidade de acontecer um escoamento de cereais, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros. Explica a possibilidade do transporte dos cereais decorrer por uma segunda via que está a ser analisada. 

A Ucrânia é um dos países principais que fornece o trigo a nível mundial. Desde o início da guerra, o carregamento de cereais da Ucrânia estagnou e mais de 20 milhões de toneladas ficaram retidas em silos. A Rússia está a impedir estas exportações através do bloqueio do Mar Negro aos navios ucranianos. Esta medida pode provocar uma crise alimentar global.