Rússia prepara decreto para estancar saída de investimento estrangeiro

Rússia prepara decreto para estancar saída de investimento estrangeiro

De forma a “permitir às empresas tomarem decisões informadas” e não sob a “pressão política”.

A Rússia prepara um decreto para estancar a saída de investimentos estrangeiros que começou desde o anúncio de sanções contra o país, anunciou esta terça-feira o chefe do Governo de Moscovo.

“Um projeto de decreto presidencial foi preparado para introduzir restrições temporárias à saída [de investimentos estrangeiros] dos ativos russos”, de forma a “permitir às empresas tomarem decisões informadas” e não sob a “pressão política”, disse Mikhail Mishustin.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.