fbpx
Select Page
Mundo

Síndrome de Havana afeta funcionários dos EUA

Mais de uma dezena de funcionários sentiram dores de cabeça, náuseas e perda de memória.

13 Outubro, 2021 - 15:46

Patrícia de Freitas

Não é a primeira vez que diplomatas norte-americanos se queixam de sintomas da misteriosa “Síndrome de Havana”. Os casos mais recentes foram registados na embaixada dos Estados Unidos em Bogotá, a poucos dias da visita do secretário de Estado Anthony Blinken à Colômbia.

Cerca de 12 funcionários da embaixada sentiram vertigens súbitas, náuseas, dores de cabeça e ainda perderam a memória. A situação foi de tal maneira grave que vários membros foram retirados da Colômbia, incluindo uma família com uma criança. O presidente colombiano, Iván Duque, afirmou ao New York Times que o país já está a investigar os incidentes.

As investigações já iniciadas pelos Estados Unidos alargam-se ainda à embaixada norte-americana em Berlim, na Alemanha, onde na passada sexta-feira foram também reportados casos da síndrome de Havana. Já em agosto, a viagem de Kamala Harris ao Vietname foi adiada depois de dois funcionários norte-americanos terem adoecido subitamente. Contudo, nunca foi confirmado se se tratavam de casos da síndrome.

A síndrome de Havana foi relatada, pela primeira vez, entre 2016 e 2017, quando diplomatas dos Estados Unidos em Cuba começaram a apresentar uma série de sintomas de doença. O caso levou ao encerramento quase total da embaixada em Havana, dois anos depois da reabertura que pretendia estreitar as ligações de Barack Obama e o governo de Raúl Castro.

Nestes cinco anos, cerca de 200 membros norte-americanos em embaixadas por todo o mundo ficaram doentes e alguns sofreram sequelas a nível cerebral. A origem da doença permanece desconhecida e envolta em especulações de que possa ser algum tipo de arma. Joe Biden já informou que quer encontrar a causa e o responsável por estes eventos e assinou um documento para compensar financeiramente os funcionários afetados pela síndrome.

 

PUB
A Fazenda 13 - Tudo a Ver

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

  • Share Magazine 52 - Letícia Almeida
Record TV Europa
Share This