Sul da Europa devastado por violentos incêndios

Sul da Europa devastado por violentos incêndios
REUTERS/Isabel Infantes

Vaga de calor extremo impulsionou cenários dantescos em vários países. Em Espanha, incêndio na região de Zamora fez duas vítimas mortais.

De Portugal à Grécia, são milhares de homens e de meios mobilizados no terreno para combater violentos incêndios, agravados por uma das maiores secas dos últimos anos.

Na região espanhola de Castela e Leão, cumpre-se esta segunda-feira um dia de luto nacional pela morte de um membro da brigada de combate aos fogos em Zamora. Vários elementos da mesma equipa de combate foram cercados pelas chamas, na tarde deste domingo, mas um acabou por não conseguir escapar, acabando por perder a vida. Já durante esta segunda-feira um pastor morreu após ignorar os conselhos das autoridades, que pediram à população para se manter afastada do incêndio.

O fogo em Losaico continua ativo e já forçou à evacuação de três povoações.

A situação também não está mais fácil na Catalunha, onde mais de uma centena de bombeiros passaram a noite a tentar evitar que o incêndio se aproximasse de áreas residenciais na zona de Barcelona. Pela manhã, pelo menos oito meios aéreos reforçaram os meios de combate.

Ao lado, em França, o dia é de alerta máximo. No sul de Bordéus, em Gironde, estão mais de mil e 700 operacionais a tentar travar o fogo que lavra desde terça-feira, Os bombeiros afirmam estar a enfrentar labaredas com mais de 100 metros de altura e ter conseguido poupar cerca de 3 mil casas.

Nos últimos dias, cerca de 19 mil pessoas foram retiradas de casa mas as autoridades estão a programar mais evacuações. Gironde é um dos 15 departamentos de França que estão hoje em alerta vermelho por causa do calor, ao passo que outros 51 estão em alerta laranja.

As temperaturas podem superar os 42 graus o que pode ser um sério entrave ao controlo dos fogos que lavram pelo país.