Sul do Reino Unido em alerta para chuvas fortes

Sul do Reino Unido em alerta para chuvas fortes
REUTERS/Peter Nicholls

Depois de fortes ondas de calor o Reino Unido está em alerta, desta vez para chuvas fortes, trovoada e risco de inundações.

Depois das temperaturas recorde em território britânico agora os alertas são para chuva intensa. Os serviços meteorológicos britânicos emitiram alertas de chuva para dez bairros do sul de Londres, após a previsão de fortes chuvas para a capital britânica.

O sul do Reino Unido será o mais afetado. Ao todo, a Agência Ambiental colocou em 19 áreas nas Midlands e no sudeste de Inglaterra em risco de inundações. Além de Londres, estão incluídas as regiões de Cardiff, Exeter e Norwich.

A instituição dá conta da possibilidade de chuvas fortes e trovoadas para os próximos dois dias com a possibilidade de “inundações em terras baixas, estradas e zonas ribeirinhas”. O alerta foi também emitido para o País

O calor extremo que se tem feito sentir nas últimas semanas aliado ao solo muito seco são fatores de risco, com as autoridades a alertarem para o facto de que a queda de chuva forte em terra muito seca cria um cenário ideal para inundações súbitas.

Na localidade de Totton, em Hampshire, a chuva intensa já provocou perturbações no trânsito durante esta terça-feira. O Serviço de Bombeiros e Resgate da região aconselhou as pessoas a permanecerem em casa e evitarem viagens durante o mau tempo.