Tempestades no norte da Europa

Tempestades no norte da Europa

Tempestade Franklin está a atingir o Reino Unido com ventos de 120km/h.

O mau tempo no norte da Europa já matou, pelo menos, 16 pessoas. Entretanto, há um novo temporal a afetar o Reino Unido.

É a terceira tempestade a atingir o Reino Unido, no espaço de uma semana. Depois de Dudley e da devastadora Eunice, Franklin chegou hoje para agravar ainda mais os estragos deste fim de semana.

O perímetro de inundações alargou na Irlanda do Norte e nas regiões inglesas de Manchester e Yorkshire, forçando os residentes a abandonarem as casas por segurança. As autoridades britânicas emitiram perto de 200 avisos de cheias que se mantêm, pelo menos, até à próxima madrugada. Estima-se que 32 mil casas estejam sem eletricidade. Mesmo assim, a tempestade Franklin, com ventos na ordem dos 120km por hora, está a ser menos severa que a Eunice. As rajadas dos últimos três dias chegaram aos 200km por hora e causaram um verdadeiro rasto de destruição.

A maior sala de espetáculos de Londres, por exemplo, não resistiu aos ventos ciclónicos, que arrancaram ainda árvores da terra e destruíram centenas de carros.

Os Países Baixos, Polónia, Alemanha e Bélgica também não escaparam aos efeitos adversos da tempestade Eunice, que tirou a vida a 16 pessoas no norte da Europa.