fbpx
Select Page
Mundo

Theresa May aceita adiamento do Brexit até 31 de outubro

Proposta foi feita pelo Conselho Europeu.

11 Abril, 2019 - 10:03

Record TV com Lusa

O Conselho Europeu, que se reuniu ontem em Bruxelas, chegou a acordo para o adiamento do Brexit até 31 de outubro, com uma revisão desta data a ser feita pelos líderes europeus em junho.

Esta proposta, entretanto aceite pela primeira-ministra britânica, acresce quatro meses à data sugerida por Theresa May: 30 de junho.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, considerou que, apesar da nova extensão para a saída da União Europeia (UE) até 31 de outubro próximo, o Reino Unido ainda pode deixar a UE em 22 de maio.

“Se pudermos chegar a um acordo agora (…) ainda podemos sair em 22 de maio”, disse May, em conferência de imprensa, em Bruxelas, referindo-se aos parlamentares britânicos, que até agora rejeitaram todos os acordos e todas as alternativas que lhes foram propostas.

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 reuniram-se para deliberar sobre o segundo pedido de prorrogação do Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, aquele que estabelece um período de dois anos para as negociações de saída de um Estado-membro.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje que “havia visões diferentes” no Conselho Europeu sobre a nova extensão para o Brexit, mas valorizou que os 27 demonstrem maior capacidade de chegar a entendimento do que o próprio Reino Unido internamente.

A data de 31 de outubro proposta pela UE a 27 deve-se ao facto de a futura Comissão Europeia entrar em funções a 1 de novembro.

Advertisements

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa