Tiroteio em escola primária faz dezenas de mortos

Tiroteio em escola primária faz dezenas de mortos

Morreram pelo menos 19 crianças e dois adultos, no Texas.

Foi o tiroteio mais mortal numa escola desde sempre na história do Estado norte-americano do Texas.

Pelo menos 21 pessoas foram mortas, entre elas 19 crianças, e várias outras ficaram feridas.

Um jovem, de 18 anos, abriu ontem fogo numa escola primária, a Robb Elementary School, em Uvalde, tirando a vida a crianças com idades entre os cinco e os 11 anos, e a dois professores.

O atirador, Salvador Ramos, foi abatido pelas autoridades. Sabe-se que era “aluno da Escola Secundária de Uvalde e um cidadão americano”, segundo o governador, Greg Abbot.

“Pensa-se que ele tenha abandonado o seu veículo e entrado na Escola Primária Robb em Uvalde com uma pistola, poderia também ter uma espingarda. Atirou e matou, de forma terrível e incompreensível”, descreveu Abbott.

Segundo as autoridades, antes de se dirigir à escola, o jovem disparou sobre a avó, que está hospitalizada em estado crítico.

“Estou doente e cansado disto”

O Presidente dos EUA, Joe Biden, pediu aos legisladores que transformem a “dor em ação”.

“Estou doente e cansado disto. Temos de agir. E não me digam que não podemos ter um impacto nesta carnificina”, afirmou Biden.

O Presidente dirigiu palavras solidárias aos “pais que nunca mais serão os mesmos”. “Perder um filho é como ter um pedaço de sua alma arrancado”, lamentou.

Recorde-se que Biden perdeu a filha num acidente de viação em 1972 e, em 2015, morreu-lhe o filho de cancro.

O Presidente ordenou que as bandeiras do país sejam colocadas a meia haste, como uma “demonstração de respeito pelas vítimas dos atos de violência sem sentido perpetrados em 24 de maio de 2022 por um atirador na Robb Elementary School em Uvalde, Texas”.

Kamala Harris pede “coragem para agir”

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse “basta” e pediu “coragem para agir” sobre a regulamentação de armas.

“Basta, já é demais. Os nossos corações continuam partidos”, disse, referindo-se aos tiroteios em escolas que se repetem ano após ano.

“Devemos encontrar coragem para agir e entender o nexo do que constitui uma política pública razoável e sensata”, acrescentou, num discurso dirigido ao Congresso, que tem sido incapaz de aprovar uma lei sobre as armas no país.

António Guterres “profundamente triste”

O secretário-geral das Nações Unidas mostrou-se profundamente triste com o que diz ser um tiroteio “hediondo”.

António Guterres refere ainda que a situação é particularmente dolorosa por se tratarem de crianças e deixa as condolências às famílias das vítimas.

Recorde-se que o tiroteio de ontem ocorreu quatro anos após a morte de 10 pessoas na Escola Secundária de Santa Fe, em Houston. Em 2012, numa escola de Sandy Hook, no Connecticut, morreram 28 pessoas, 20 crianças e oito adultos.