fbpx
Select Page
Mundo

Tusk deixa recado a Boris Johnson

Donald Tusk questionou o primeiro-ministro britânico sobre as suas intenções para o Brexit, lembrando-o de que está em jogo o futuro do Reino Unido e da União Europeia.

8 Outubro, 2019 - 15:04

Diana Rosa Rodrigues
REUTERS/Carlo Allegri

Donald Tusk parece estar a perder a paciência com todo o processo do Brexit. O Presidente do Conselho Europeu deixou hoje um recado a Boris Johnson e questionou o primeiro-ministro britânico sobre as suas reais intenções sobre a saída da União Europeia.

Numa publicação no Twitter, Tusk interpela diretamente Johnson, questionando-o sobre qual o caminho que está a seguir e lembrando-o de que o Brexit afeta o futuro da União Europeia e Reino Unido e que o processo é mais do que apenas “ganhar um estúpido jogo de culpa”.

“O que está em causa não é ganhar um estúpido jogo de culpa. O que está em causa é o futuro da Europa e do Reino Unido, assim como a segurança e os interesses dos nossos cidadãos. Não quer um acordo, não quer uma extensão, não quer revogar [o artigo 50.º], para onde vai?”, pode ler-se na publicação.

Um acordo de saída parece ser cada vez mais improvável. Esta manhã a BBC avançava que o Reino Unido está preparado para uma rutura nas negociações com a União Europeia, citando uma fonte governamental.

Ao telefone, Angela Merkel terá avisado que a União Europeia irá apenas aprovar um acordo para o Brexit que mantenha a Irlanda do Norte na União aduaneira europeia, algo que contraria a última proposta realizada pelo primeiro-ministro britânico.

Boris Johnson propôs um acordo no qual era criada uma zona regulatória comum entre a Irlanda do Norte e a vizinha Irlanda para facilitar a circulação de bens agroalimentares e industriais, mas que coloca o território britânico fora da União aduaneira do bloco europeu assim que o Reino Unido abandonar a União Europeia após o período de transição, no final de 2020.

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa