Tusk deixa recado a Boris Johnson

Donald Tusk parece estar a perder a paciência com todo o processo do Brexit. O Presidente do Conselho Europeu deixou hoje um recado a Boris Johnson e questionou o primeiro-ministro britânico sobre as suas reais intenções sobre a saída da União Europeia.
Numa publicação no Twitter, Tusk interpela diretamente Johnson, questionando-o sobre qual o caminho que está a seguir e lembrando-o de que o Brexit afeta o futuro da União Europeia e Reino Unido e que o processo é mais do que apenas “ganhar um estúpido jogo de culpa”.
.@BorisJohnson, what’s at stake is not winning some stupid blame game. At stake is the future of Europe and the UK as well as the security and interests of our people. You don’t want a deal, you don’t want an extension, you don’t want to revoke, quo vadis?
— Donald Tusk (@eucopresident) October 8, 2019
“O que está em causa não é ganhar um estúpido jogo de culpa. O que está em causa é o futuro da Europa e do Reino Unido, assim como a segurança e os interesses dos nossos cidadãos. Não quer um acordo, não quer uma extensão, não quer revogar [o artigo 50.º], para onde vai?”, pode ler-se na publicação.
Um acordo de saída parece ser cada vez mais improvável. Esta manhã a BBC avançava que o Reino Unido está preparado para uma rutura nas negociações com a União Europeia, citando uma fonte governamental.
Ao telefone, Angela Merkel terá avisado que a União Europeia irá apenas aprovar um acordo para o Brexit que mantenha a Irlanda do Norte na União aduaneira europeia, algo que contraria a última proposta realizada pelo primeiro-ministro britânico.
Boris Johnson propôs um acordo no qual era criada uma zona regulatória comum entre a Irlanda do Norte e a vizinha Irlanda para facilitar a circulação de bens agroalimentares e industriais, mas que coloca o território britânico fora da União aduaneira do bloco europeu assim que o Reino Unido abandonar a União Europeia após o período de transição, no final de 2020.