Ucrânia: Acordo para a paz está longe diz Guterres

Ucrânia: Acordo para a paz está longe diz Guterres
REUTERS

Secretário-geral da ONU falou hoje com Putin sobre vários temas, alertando para uma eventual escassez de alimentos no fim do ano. Guterres diz que acordo de paz está longe de ser uma realidade.

António Guterres anunciou esta quarta-feira que a possibilidade de  um eventual acordo de paz para o conflito na Ucrânia, de momento, é “mínima”.

O secretário-geral da ONU anunciou que falou hoje com Vladmir Putin sobre vários temas, nomeadamente o atual acordo para a exportação de cereais e também de fertilizantes e outros alimentos, explicando que é “absolutamente essencial” que os obstáculos à exportação de fertilizantes da Rússia sejam ultrapassados de forma a evitar uma eventual escassez de alimentos já no final do ano.

Entre os assuntos abordados estiveram também a questão dos prisioneiros de guerra e a manutenção da central nuclear de Zaporizhia pelas forças russas.

Apesar da conversa, António Guterres coloca de parte a possibilidade de um cessar-fogo e um acordo de paz, pelo menos por agora.

“Obviamente que qualquer coisa que ajude a reconstruir a confiança é importante mas, seria ingénuo pensar que estamos próximos de um acordo de paz. Os meus negociadores estão prontos, mas não temos ilusões de que, no presente momento, as hipóteses e um acordo de paz são mínimas”, afirmou António Guterres.