PUB
Notícias Mundo Ucrânia acusa Rússia de preparar desfile do ‘Dia da Vitória’

Ucrânia acusa Rússia de preparar desfile do ‘Dia da Vitória’

Parada militar está marcada no porto de Mariupol, há muito sitiado, para 9 de maio, dia em que Moscovo celebra a vitória sobre a Alemanha nazi.

De acordo com o Serviço de Informações Militar ucraniano (GUR, na sigla em ucraniano), o diretor-adjunto da administração presidencial russa Sergei Kirienko chegou a Mariupol para preparar o desfile.

“A principal missão do oficial de Putin é preparar-se para as cerimónias de 9 de maio”, referiu o GUR num comunicado divulgado através do Telegram.

Mariupol, uma cidade portuária no sudeste da Ucrânia, “tornar-se-á um centro de celebrações”, lê-se no comunicado. “As principais avenidas da cidade são urgentemente limpas, detritos e corpos dos mortos bem como munições que não explodiram serão removidos”, refere.

Os espetadores russos vão ver relatos sobre a “alegria” dos residentes de Mariupol de verem os russos chegarem à sua cidade, acrescentou. O dia 9 de maio é todos os anos a ocasião de uma grande parada militar em Moscovo, na Praça Vermelha.

Segundo o GUR, “está em curso uma campanha de propaganda em larga escala” entre a população da cidade, agora estimada pelas autoridades ucranianas entre 100.000 e 120.000 pessoas, contra quase meio milhão antes da guerra.

Questionado sobre os preparativos, o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, não mencionou explicitamente a possibilidade de tal desfile em Mariupol.

“Este ano, serão realizados desfiles militares em 28 cidades russas”, disse o ministro, acrescentando que “serão mobilizadas cerca de 65.000 pessoas, cerca de 2.400 tipos de armas e equipamento militar e mais de 460 aeronaves”.

Mariupol está quase inteiramente sob o controlo do exército russo. Só o enorme complexo metalúrgico Azovstal, onde estão entrincheirados os últimos combatentes ucranianos e alguns civis, ainda não foi completamente tomado pelas forças de Moscovo.

Exit mobile version