Ucrânia pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU

Ucrânia pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU
REUTERS

A Ucrânia pediu hoje uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a destruição parcial da barragem de Kakhova, numa região controlada pelas forças russas.

“A Ucrânia pede uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, indica um comunicado do ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, apelando igualmente à União Europeia e ao G7. 

O chefe da diplomacia pediu novas sanções contra a Rússia. 

Entretanto, a Rússia acusou a Ucrânia de um ato de “sabotagem deliberada” na sequência da destruição da barragem hidroelétrica na região de Kherson, no sul do país, parcialmente sob ocupação russa.

“Trata-se inequivocamente de um ato de sabotagem deliberada por parte dos ucranianos, que foi planeado e executado sob as ordens de Kiev”, disse o porta-voz do Kremlin (presidência russa), Dmitri Peskov.

O porta-voz rejeitou firmemente as acusações das autoridades ucranianas de que Moscovo era responsável pela destruição parcial da barragem, que provocou inundações na região de Kherson.

“Toda a responsabilidade recai sobre o regime de Kiev”, insistiu, citado pela agência francesa AFP.

Segundo Peskov, um dos objetivos de tal ação era “privar a Crimeia” de água.

A Rússia ocupou e anexou a península ucraniana da Crimeia em 2014.

A barragem de Kakhovka, construída no rio Dniepre na década de 1950 e capturada no início da ofensiva russa na Ucrânia em 2022, é crucial para o abastecimento de água à Crimeia.

De acordo com Peskov, “este ato de sabotagem pode ter consequências muito graves para dezenas de milhares de habitantes da região de Kherson”, bem como “consequências ecológicas”.