Urna da Rainha chega hoje a Westminster

Urna da Rainha chega hoje a Westminster

Mais de um milhão de pessoas deverão prestar homenagem à Rainha antes do funeral de Estado, na segunda-feira.

A urna de Isabel II chega hoje ao Palácio de Westminster, em Londres, onde será celebrada uma missa e onde vai realizar-se o velório. Durante cinco dias, mais de um milhão de pessoas deverão prestar homenagem à rainha antes do funeral de Estado, na segunda-feira.

Após uma noite no Palácio de Buckingham, o caixão vai sair pelas 14:20 num Carro de Artilharia da Tropa do Rei, acompanhado a pé pelo Rei Carlos III e outros membros da família real, e vai chegar a Westminster pelas 15:00.

O corpo será depositado no Salão de Westminster [Westminster Hall], a parte mais antiga do edifício onde funciona o Parlamento britânico, cujas origens remontam ao século XI.

O caixão, fechado e coberto pelo estandarte real e pela Coroa Imperial do Estado, esfera e cetro, será colocado sobre uma plataforma elevada, conhecida como catafalco, e guardado continuamente por soldados de regimentos militares que servem o Rei.

Depois de estar em posição, será realizada uma curta missa com a presença do Rei e de membros da família real, e só depois é que o público será autorizado a entrar.

A Rainha Isabel II ficará em repouso desde as 17:00 até às 06:30 de segunda-feira, 19 de setembro, data do funeral, e durante este período o salão estará aberto 24 horas por dia para membros do público passarem brevemente pelo caixão e expressarem respeito.