Ursa polar resgatada depois de ficar com língua presa em lata

Ursa polar resgatada depois de ficar com língua presa em lata
REUTERS

Animal foi resgatado após alerta de moradores de uma região russa no Ártico. Ursa tinha uma lata de leite condensado presa na língua.

O alerta foi dado por moradores na localidade de Dikson, uma zona remota da Rússia localizada no Ártico. Uma ursa polar foi vista a deambular entre as habitações na vila, com uma alta de leite condensado presa na língua.

Para o local foi destacada uma equipa do Jardim Zoológico de Moscovo para a tranquilizar o animal com um dardo para assim conseguir remover o metal da língua e tratar os cortes provocados pela lata. A ursa, de dois anos, estava magra e desidratada mas os veterinários acreditam que irá recuperar e que os ferimentos irão cicatrizar.

A operação no local foi bem-sucedida, com o animal ser libertado.

“Esperamos que tudo fique bem. Deixamos alguns peixes perto da ursa porque ela estava sem comida e água há muito tempo”, explicou Svetlana Akulova, do Zoo de Moscovo.

A proximidade de um urso de polar de aldeias e ambientes povoados por humanos não é natural e é provocada pela fome que estão aa atravessar, devido à destruição do seu habitat, provocado pelo degelo gerado pelas alterações climáticas.

Os cientistas acreditam que o lixo humano representa uma ameaça emergente para populações vulneráveis de ursos polares, que se estão a tornar cada vez mais dependentes de aterros sanitários resultantes das comunidades localizadas em regiões remotas da Rússia, Canadá e Alasca.