Vacinas Covid-19 evitam cerca de 20 milhões de mortes em um ano

Vacinas

As Vacinas para a Covid-19 reduziram em 63% do número potencial de mortes durante o primeiro ano da pandemia.

Dezembro de 2020 foi o mês e ano da aprovação das vacinas contra a Covid-19. Vacinas essas que evitaram a morte de 19,8 milhões de pessoas, em 31,4 milhões de mortes potenciais. 

A maior parte das mortes evitadas aconteceram nos países de altos e médios rendimentos. 

O primeiro estudo que quantificou o impacto à escala mundial indica que poderiam ter sido evitadas outras 599.300 mortes se tivesse sido cumprido o objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 40% da população mundial até ao final de 2021. 

O estudo que avalia as mortes evitadas direta e indiretamente pelas vacinas, publicou os resultados na revista The Lancet Infectious Diseases, liderado por investidores do Imperial College de Londres. O estudo conclui que as vacinas reduziram em mais de metade (63%) o número potencial de mortes durante a pandemia no primeiro ano.

Das 20 milhões de mortes evitadas, quase 7.5 milhões pertenciam à iniciativa COVAX. A aliança COVAX é subscrita por 190 países e permite que tenham acesso aos medicamentos de forma igualitária. 

No entanto, para o autor principal do estudo e investigador do Imperial College, Oliver Watson, os resultados ao estudo confirmam que as vacinas salvam vidas mas “poderia ter-se feito mais.” Se os objetivos da OMS tivessem sido cumpridos, poderiam ter sido salvas aproximadamente uma em cada cinco pessoas.