Vários países vão excluir bancos russos do Swift

Rússia enfrenta “ameaça grave, muito grande”

Medida faz parte de um novo pacote de sanções contra Moscovo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a UE, juntamente com os Estados Unidos e outros parceiros, planeia impor mais sanções à Rússia, incluindo o corte de vários dos bancos russos do sistema SWIFT.

Num comunicado conjunto dos líderes da Comissão Europeia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e EUA, pode ler-se que os países concordaram em remover “bancos russos selecionados” do sistema de pagamento SWIFT.

Ursula Von der Leyen revelou também outras sanções à Rússia que tem como objetivo “acabar com a capacidade de Putin financiar a guerra”, tais como impedir Putin de utilizar bens, paralisar o Banco Central Russo, tornando impossível que o Banco Central liquide ativos e trabalhar para proibir os oligarcas russos de usar os bens financeiros nos nossos mercados.

Segundo Von der Leyen, as medidas agora acordadas entre os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Itália, Canadá e Reino Unido serão propostas amanhã na reunião dos líderes da União Europeia para serem aprovadas.