PUB
Notícias Mundo Vários países vão excluir bancos russos do Swift

Vários países vão excluir bancos russos do Swift

Rússia enfrenta “ameaça grave, muito grande”

Medida faz parte de um novo pacote de sanções contra Moscovo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a UE, juntamente com os Estados Unidos e outros parceiros, planeia impor mais sanções à Rússia, incluindo o corte de vários dos bancos russos do sistema SWIFT.

Num comunicado conjunto dos líderes da Comissão Europeia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e EUA, pode ler-se que os países concordaram em remover “bancos russos selecionados” do sistema de pagamento SWIFT.

Ursula Von der Leyen revelou também outras sanções à Rússia que tem como objetivo “acabar com a capacidade de Putin financiar a guerra”, tais como impedir Putin de utilizar bens, paralisar o Banco Central Russo, tornando impossível que o Banco Central liquide ativos e trabalhar para proibir os oligarcas russos de usar os bens financeiros nos nossos mercados.

Segundo Von der Leyen, as medidas agora acordadas entre os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Itália, Canadá e Reino Unido serão propostas amanhã na reunião dos líderes da União Europeia para serem aprovadas.

Exit mobile version