Vírus da polio é detetado em esgotos de Londres

Vírus da polio é detetado em esgotos de Londres
Envato

Autoridades britânicas lançaram o alerta após encontrarem vestígios do vírus que provoca a Poliomielite. Doença estava erradicada no país desde 2003.

As autoridades de saúde britânicas lançaram o alerta depois de o vírus polio ter sido detetado num número considerado preocupante de amostras retiradas dos esgotos de Londres, no Reino Unido.

A doença, comum em 1950, era dada como erradicada no país desde 2003. O último caso tinha sido registado em 1984.

Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido acredita que a presença do vírus, responsável pela doença da Poliomielite, terá sido levada por alguém vacinado no exterior com uma forma viva do vírus.

Apesar de erradicado, a presença do vírus é comum devido aos casos de vacinação mas as autoridades mostram-se mais desconfiadas agora, uma vez que o vírus mostrou evolução e pode provocar sintomas graves como paralisia, em pessoas não vacinadas.

Apesar de não quererem provocar o pânico, as autoridades de saúde britânicas aconselham os pais a garantir que as crianças estão devidamente imunizadas contra o vírus, verificando se o esquema vacinal está completo.

O vírus está erradicado na maior parte do mundo devido à vacinação mas ainda existe em países como Afeganistão e Paquistão.