William e Kate cumprimentam multidão em Sandringham

William e Kate cumprimentam multidão em Sandringham
REUTERS

Neto mais velho de Isabel II confessou como cortejo de ontem lhe trouxe memórias do funeral da mãe. Portugal decretou três dias de luto nacional pela morte de Isabel.

Os novos príncipes de Gales foram recebidos por uma pequena multidão na localidade de Sandringham no leste de Inglaterra. Centenas de simpatizantes da coroa que vieram deixar flores e mensagens à rainha foram cumprimentados por William e Kate …com o neto mais velho de Isabel II a confessar aos populares como o cortejo de ontem lhe trouxe as dolorosas memórias do funeral da mãe.

Em Londres, o velório à Rainha continua com milhares de pessoas a deslocarem-se até Westminster Hall para prestarem uma última homenagem à monarca. A fila ininterrupta chega a ter cerca de sete quilómetros.

Esta quinta-feira foram revelados novos dados sobre o funeral de Estado que acontece na próxima segunda-feira. A cerimónia deverá começar pelas 11 horas na abadia de Westminster sendo que no final é esperado que se realize dois minutos de silêncio em todo o país.

O corpo de Isabel II segue depois para o Castelo de Windsor para uma cerimónia para cerca de 800 pessoas antes de um serviço dedicado apenas aos membros da família. Isabel II será depois sepultada à noite ao lado do marido, o duque de Edimburgo.

Para o funeral de Estado são esperados mais de 500 chefes de estado e representantes governamentais, entre eles Joe Biden e os primeiros-ministros do Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Também Marcelo Rebelo de Sousa confirmou a presença no funeral da monarca, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. O Governo português decretou três dias de luto nacional pela morte da rainha, que se realizam nos dias 18, 19 e 20 de setembro.