Zelensky critica cessar-fogo temporário da Rússia

Ucrânia: Um ano de um conflito sem vim à vista
REUTERS

“Querem usar o Natal como disfarce”, afirmou o Presidente ucraniano.

Volodymyr Zelensky criticou o cessar-fogo temporário de Vladimir Putin. O presidente russo decretou ontem um cessar-fogo de 36 horas em toda a linha de combate, durante o período de Natal ortodoxo. Uma medida, que Zelensky apelidou a medida de “disfarce” para ganhar vantagem no conflito.

“Agora querem usar o Natal como disfarce para, pelo menos, interromper brevemente o avanço dos nossos homens no Donbass e trazer equipamentos, munições e militares para mais perto das nossas posições”, afirmou o Presidente da Ucrânia num vídeo publicado no Instagram.

Zelensky foi ainda mais longe afirmou que um cessar-fogo só será válido, quando as tropas russas deixarem o território ucraniano. “Não dão tréguas aos ucranianos. As pessoas são torturadas, eletrocutadas, violadas. Isso continua todos os dias, enquanto os seus soldados estão no nosso solo. A guerra terminará quando os seus soldados partirem ou nós os expulsarmos”, afirmou.

Já ontem, a reação ucraniana dava conta da uma solução “hipócrita”, por parte do Kremlin.

“A Rússia deve deixar os territórios ocupados, e apenas assim será possível uma ‘trégua temporária’. Fiquem com a vossa hipocrisia”, escreveu Mykhailo Podoliak, um conselheiro do presidente ucraniano, no Twitter.