Notícias Mundo Zelensky quer falar diretamente com Putin

Zelensky quer falar diretamente com Putin

Ucrânia: Terceira ronda de conversações com Rússia na segunda-feira

Presidente da Ucrânia fez o anúncio durante uma conferência de imprensa.

Volodymyr Zelensky anunciou hoje, em conferência de imprensa, que se encontra disponível para negociar diretamente com Vladimir Putin. 

“Eu tenho de falar com Putin, porque essa é a única forma de terminar com esta guerra”, afirmou o Presidente ucraniano.

O objetivo será encontrar uma solução para a guerra entre os dois países, que já decorre há sete dias.

“Quaisquer palavras são melhores do que tiros. Senta-te comigo para negociar, não a 30 metros. Eu não mordo. Do que é que têm medo?”, afirmou Zelensky, referindo-se à longa mesa que separa Putin e os seus conselheiros e líderes mundiais.

O Presidente ucraniano pediu um reforço do apoio dos países ocidentais, insistindo que a Rússia, se derrotar o seu país, atacará depois o resto da Europa de leste para chegar “ao Muro de Berlim”.

“Se desaparecermos, que Deus nos proteja, então será a Letónia, a Lituânia, a Estónia, etc… Até ao Muro de Berlim, acreditem em mim”, afirmou Zelensky, acrescentando que o Kremlin pode ter como objetivo reconstruir toda a esfera de influência europeia da URSS.

 

Entretanto, o presidente da Rússia anunciou hoje que foram destruídos cinco carros de combate ucranianos e deixou elogios às suas tropas. 

“Os nossos soldados estão a agir com bravura, estão a ser verdadeiros heróis. Estão a sacrificar as suas vidas”, afirmou, acrescentando que os militares russas detidos em Kharkiv “estão a ser alvo de tortura”.

Vladimir Putin acusou Zelensky de usar “escudos humanos” para se defenderem: “Estamos a combater contra os neonazis que governam a Ucrânia”.

O governante russo garantiu ainda que os familiares dos soldados que ficarem feridos ou tenham morrido em combate vão receber uma compensação monetária do Ministério da Defesa russo.

“O nosso povo é orgulhoso das nossas forças armadas”, salientou.

No final do discurso, Putin fez um minuto de silêncio por todos os russos que morreram na invasão à Ucrânia.

Rússia e Ucrânia chegam a entendimento para criação de corredores humanitários

No final das negociações entre as delegações russas e ucranianas, em Brest, na Bielorrússia, um negociador ucraniano, citado pela agência Reuters, avançou que os dois países concordaram em criar corredores humanitários para que os civis consigam fugir.

Embora a Ucrânia não tenha ficado totalmente satisfeita com os resultados deste encontro, ambos os lados concordaram em haver um cessar-fogo temporário enquanto decorrer a evacuação de civis das cidades ucranianas. 

A mesma fonte adianta que a Rússia e a Ucrânia acordaram em realizar uma terceira ronda de negociações em breve.