fbpx
Select Page
Planeta Record

Câmera Record conquista prémio internacional inédito

Programa da Record TV venceu na categoria Direitos Humanos no Grande Prémio Liberdade de Imprensa com a reportagem 'Piaçaba: Exploração no coração da Amazónia'.

22 Agosto, 2019 - 10:54

Record TV
R7

O Grande Prémio Liberdade de Imprensa é promovido pela Associação Interamericana de Imprensa. O documentário realizado e transmitido pela Record TV conquistou o troféu na categoria de Direitos Humanos.

O programa concorreu com mais de 1200 trabalhos de jornalistas do continente americano em 14 categorias.

De acordo com a premiação, a reportagem venceu “por denunciar, mediante um documentário vibrante e comovente, o horror do trabalho escravo na selva amazónica brasileira”.

“Piaçaba: Exploração no coração da Amazónia” tratava da produção extrativista da piaçaba, fibra da palmeira, usada na fabricação de vassouras. A equipe da Record TV entrou, pela primeira vez, no local em que uma população indígena, descendente da etnia Baré, chega a viver até seis meses dentro da selva atrás deste produto.

Os trabalhadores passam o dia inteiro dentro da floresta, carregam até 90 quilos por dia e contraem dívidas com gerentes da produção, porque o custo para chegar até ao local e a alimentação é muito alto.

Sob condições extenuantes, o MPT (Ministério Público do Trabalho) considera como trabalho análogo à escravidão.

Recorde a reportagem:

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa