fbpx
Select Page
PUB

Planeta Record

Entre pais e filhos: conversar continua a ser a melhor solução

É preciso uma aldeia para educar uma criança, diz um antigo provérbio africano. Hoje em dia isso parece já não chegar. À medida que aumentam, desenfreadamente, os estímulos tecnológicos, maiores se tornam os desafios impostos aos pais.

8 Abril, 2021 - 17:00

Record TV Europa
DR

Garantir que os seus filhos são felizes, ao mesmo tempo que mantêm os valores essenciais, é uma tarefa sem pausas condenada a frustrações. Mas não é impossível.

Fracas notas na escola, desarrumação, más companhias, excessos, falta de respeito ou de iniciativa quanto ao futuro… São vários os problemas com que os pais se debatem desde sempre, no que toca aos filhos, particularmente, adolescentes. Agora, somam-se os desafios consequentes da Era digital. Internet, redes sociais e novas tecnologias que formataram hoje o mundo colocam os mais novos numa espécie de universo paralelo, onde vivem grande parte do tempo, alheios ao que os envolve e isolados do contacto direto com os outros.

Qualquer programa familiar, tarefas domésticas ou deveres escolares são trocados por sessões de jogos, filmes, séries ou horas de vídeos de youtubers e influencers – as figuras referência das últimas duas gerações.

Neste contexto, a educação – transmissão de valores, incentivo à responsabilidade e humanização – pode tornar-se numa experiência mais frustrante. Educar implica decisões difíceis, castigos ou repreensões que, aos olhos de um adolescente, parecem muitas vezes injustificados e quase sempre incompreensíveis. É aqui que começam os dilemas dos pais, que se debatem entre satisfazer as vontades imediatas dos filhos (evitando birras) ou impor limites ao seu comportamento ou distrações típicas da idade.

Leia o artigo completo e aceda a outros conteúdos exclusivos online da ‘Share Magazine’ em https://bit.ly/2PRIMs9.

PUB

Últimas

PUB

Slide

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa