fbpx
Select Page
Planeta Record

Lúpus afeta meio milhão de europeus

A doença inflamatória e autoimune atinge sobretudo mulheres, é difícil de diagnosticar, mas quando bem acompanhada permite uma vida normal. Saiba mais na Share Magazine.

8 Agosto, 2021 - 09:30

Record TV Europa
Record TV

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença reumática inflamatória, que pode envolver todos os órgãos do corpo ou apenas alguns. Faz parte do grupo das doenças autoimunes, ou seja, patologias que decorrem de uma disfunção no sistema imunitário, que o leva a atacar o organismo, ao invés de o proteger.

O lúpus afeta, atualmente, mais de cinco milhões em todo o mundo (500 mil na Europa; 4 mil em Portugal), maioritariamente mulheres (90%), embora os homens também possam ser atingidos. No que toca a idades, a incidência mais elevada ocorre entre os 18 e os 55 anos.

Sem causa conhecida e atribuído a uma combinação de fatores genéticos, ambientais ou hormonais, o lúpus pode surgir na puberdade, na gravidez, pela exposição solar, durante a menopausa, como resultado de um trauma, após uma infeçcão viral, ou pela toma prolongada de certos fármacos. Neste último caso, quando se interrompe a toma dos medicamentos, por norma, eliminam-se os sintomas e a doença.

Vários sintomas do lúpus assemelham-se bastante aos de outras patologias e como alguns têm uma duração variável pode tornar-se muito difícil diagnosticá-lo.

Os sinais podem ser internos, como o stresse físico, cansaço excessivo, infeções (febre persistente), privação de sono, traumatismos, perda de apetite e emagrecimento, ou externos, como a sensibilidade à luz solar ou artificial (fotossensibilidade) e o stresse emocional. Muitas vezes ocorrem manchas vermelhas ou rosadas na pele da face (sobretudo nas bochechas e nariz, em forma de borboleta) pescoço ou braços, as chamadas lesões discoides.

Saiba mais sobre os sintomas, diagnóstico e mitos da doença Lúpus na última edição da ‘Share Magazine’, a revista da Record TV Europa, disponível em bit.ly/3w1P4EZ.

PUB
A Fazenda 13 - Tudo a Ver

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

  • Share Magazine 52 - Letícia Almeida
Record TV Europa
Share This