fbpx
Select Page
Portugal

Acesso ao Ensino Superior revela desigualdades sociais

Estudantes com mais possibilidades económicas dominam as vagas dos cursos superiores com notas mais altas. Já os mais desfavorecidos acabam por ingressar nos politécnicos.

7 Julho, 2019 - 15:15

Patrícia de Freitas

Os ingressos no Ensino Superior continuam a refletir as desigualdades sociais. A análise do acesso aos cursos das Universidades e dos Institutos Politécnicos, feita pela Fundação Belmiro de Azevedo, teve em conta as qualificações dos pais e a percentagem de estudantes que recebem bolsas de ação social. As conclusões são claras: os alunos mais pobres não conseguem vaga nos cursos que exigem notas mais elevadas e, na maioria dos casos, frequentam o ensino politécnico.

A Educação e as Ciências Empresariais são as escolhas mais frequentes dos alunos com menos posses. Por outro lado, os jovens de classes mais favorecidas estão em cursos de maior prestígio e de notas altas, como Medicina, Direito e Engenharias.

Se olharmos para a formandos da área da Saúde, 73,2% dos estudantes de Medicina são filhos de pais que concluíram o Ensino Superior. Já os estudantes de Enfermagem, 73%, sobretudo graduados em politécnicos, são de famílias com qualificações inferiores, ou seja, ensino secundário ou básico.

Há ainda um outro indicador que confirma as falhas na equidade da formação superior: as bolsas de ação social. E, mais uma vez, voltamos aos estudantes de Medicina: apenas 15% são bolseiros, provenientes de agregados familiares com menos posses económicas. Quanto aos de Enfermagem, 40,4% recebe apoio do Estado para estudar.

O relatório, revelado pelo Jornal de Notícias, conclui que quanto menor for o peso dos bolseiros no total de estudantes, mais elitistas são as instituições de Ensino Superior. No caso das Universidades, apenas 28,1% dos alunos recebem apoios sociais. Nos Politécnicos, a percentagem é superior, 37,4%, pelo que esta avaliação declara que a expansão do Ensino Superior não conseguiu atenuar as desigualdades de acesso entre estudantes das diversas classes sociais.

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Receba a nossa Newsletter

Record TV Europa