Administradores da TAP receberam mais em 2021

TAP: Relatório não encontra ligação entre saída de Alexandra Reis da companhia e ida para NAV

Os administradores da TAP recebem ainda mais desde que o Governo nacionalizou a empresa. Alexandra Reis ganhava 350 mil euros por ano.

As notícias dos últimos dias sobre Alexandra Reis levaram as atenções até à TAP com cada vez mais informações novas a surgir.

O estado está a pagar salários mais altos à atual administradora da TAP do que os privados pagavam. Aliás, mesmo com um corte de 30% das remunerações dos gestores, os custos da companhia com a administração em 2019 conseguiram ser inferiores aos de 2021.

Segundo o relatório de contas de 2019, a companhia gastou 1.568 milhões de euros com remunerações do conselho de administração.  Passados dois anos, apesar do relatório de contas não ter sido publicado, saiu um relatório do governo de sociedades, onde se verifica que as remunerações dos administradores superam os 1.800 milhões de euros. Sem os cortes, a empresa pagaria 2.6 milhões de euros em salários brutos.

A CNN Portugal avança que a empresa que está em reestruturação paga meio milhão de euros por ano à atual administradora, apesar do seu salário base ter sido negociado por 720 mil euros por ano.

Mesmo contando com os salários das empresas privadas, seria dos salários mais altos em Portugal. A presidente e diretora executiva da companhia tem ainda direito a um subsídio de residência anual até 30 mil euros, visto ter nacionalidade francesa e viver fora do país.

Nos últimos dias avançou-se que Alexandra Reis recebeu um salário anual de 240 mil euros da TAP mas a própria administração da empresa confirmou que o seu salário base era superior: 350 mil euros por ano.

A equipa executiva responsável pela gestão da TAP teve um aumento salarial desde que o Governo de António Costa nacionalizou a 100% a companhia aérea em 2020.