PUB
Notícias Portugal Alexandra Reis vai ter de devolver indemnização da TAP

Alexandra Reis vai ter de devolver indemnização da TAP

Alexandra Reis vai ter de devolver indemnização da TAP. Fernando Medina
LUSA/ António Pedro Santos

Fernando Medina anunciou que parecer da IGF declarou nula a indemnização da antiga secretária de Estado. Presidente e Presidente-executiva da empresa exonerados pelo Governo.

Fernando Medina apresentou hoje as conclusões da auditoria da Inspeção-Geral das Finanças ao caso da indemnização de Alexandra Reis, anunciando que foi declarado nulo o acordo da empresa com a antiga secretária de Estado do Tesouro.

“A avaliação da Inspeção-geral de Finanças [IGF] concluiu pela nulidade do acordo celebrado em fevereiro de 2022 […]. Recorre a necessidade de repor a legalidade do procedimento de cessação de funções e torna elegível a devolução das verbas”, afirmou o ministro das Finanças, Fernando Medina.

Alexandra Reis vai ter de devolver um total de 450.110,26 euros da compensação que lhe foi paga pela TAP tendo, no entanto, “direito ao abono dos dias de férias não gozados naquela qualidade”.

O Governo anunciou ainda a exoneração do Presidente do Conselho de Administração, Manuel Beja, e da CEO da TAP, Christine Jeanne Ourmières-Widener. Apesar de reconhecer os méritos nos resultados na restruturação da empresa, o ministro das Finanças disse que “se impõe neste momento um virar de página na gestão da empresa”. Fernando Medina esclareceu que não serão pagas indemnizações aos dois gestores que deixam a companhia aérea. 

A gestão da empresa ficará a cargo de Luís Silva Rodrigues, que deixa a gestão da SATA para assumir a presidência da TAP, acumulando os cargos de CEO e chairman da empresa.

Exit mobile version