Ativistas encerram Liceu Camões em Lisboa

Clima: Ministro da Economia reúne-se na terça-feira à tarde com jovens ativistas
LUSA/ Rodrigo Antunes

Alunos protestam pelo fim dos combustíveis fósseis.

O Liceu Camões, em Lisboa, está fechado desde as 08:00 devido ao protesto dos alunos pelo fim dos combustíveis fósseis, disse à agência Lusa fonte do movimento “Fim ao Fóssil ocupa”.

“Ao início da manhã de hoje, os estudantes fecharam o Liceu, encontrando-se no interior das suas instalações. O Liceu não abriu esta manhã”, disse a mesma fonte cerca das 09:00.

A mesma fonte adiantou que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa também foi encerrada pelos ativistas às 08:00, mas entretanto já reabriu.

Na terça e na quarta-feira, a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, também encerrou no âmbito dos protestos pelo fim dos combustíveis fósseis.

Os jovens ativistas estão, desde o dia 26 de abril, a fazer ações de protesto pelo clima em escolas de Lisboa e do Algarve, ocupando a Faculdade de Letras, a Faculdade de Psicologia e o Instituto Superior Técnico, a Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, em Lisboa, e Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro.

Exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e eletricidade 100% renovável e acessível até 2025, os jovens dizem que só param quando tiverem 1.500 pessoas dispostas a participar numa ação contra o gás natural marcada para dia 13 no porto de Sines.