O deputado do PS foi eleito com 156 votos a favor, 63 brancos e 11 nulos, na primeira sessão plenária da XV legislatura.
Augusto Santos Silva foi esta tarde eleito presidente da Assembleia da República (AR), um resultado já esperado devido à maioria absoluta do Partido Socialista (PS). Único nome em cima da mesa, o antigo ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros assume, agora, as funções de Eduardo Ferro Rodrigues à frente do Parlamento.
O responsável foi eleito com 156 votos a favor, 63 brancos e 11 nulos, na primeira sessão plenária da XV legislatura.
Começando por agradecer à socialista Edite Estrela “pela condução dos trabalhos”, Santos Silva disse, na sua primeira intervenção, dirigir-se “a todos, porque de todos serei o presidente”.
O novo presidente da AR prometeu exercer as suas funções de forma “imparcial, contida e aglutinadora”.
A contagem de votos foi atrasada pela desatualização das listas de deputados, conforme apontou Edite Estrela, que presidiu a sessão plenária de hoje. A mesa da AR fez, então, uma nova chamada dos deputados na sala, por ordem alfabética, para confirmar se exerceram ou não o voto. A situação inesperada atrasou o procedimento cerca de meia hora.
A XV Legislatura começou esta segunda-feira, quase dois meses depois das legislativas de 30 de janeiro, nas quais o PS venceu com maioria absoluta.