Aumenta número de homens vítimas de abusos sexuais

Aumenta número de homens vítimas de abusos sexuais
Alexandr Podvalny, Pexels.com

No último ano, a associação “Quebrar o Silêncio” recebeu 184 pedidos de ajuda, cinco dos quais de homens em idade adulta. 

Há cada vez mais homens adultos vítimas de abusos sexuais. Nos últimos cinco anos, a associação Quebrar o Silêncio, que presta apoio a vítimas de abusos sexuais, ajudou 467 homens e registou um aumento de pedidos de ajuda entre os homens abusados em idade adulta. 

O presidente da Associação, Ângelo Fernandes, revela que só no ano passado recebeu 184 pedidos de ajuda, cinco dos quais de homens em idade adulta. Os casos acontecem sobretudo em contexto de relações de intimidade. 

Os anos passam e a sociedade evolui, mas a verdade é que existem ainda estigmas que são um obstáculo para as vítimas na hora de procurarem apoio. Segundo o responsável, a sociedade espera que os homens saibam defender-se e evitar este tipo de situações, o que nem sempre acontece.

Um outro problema referente a estes casos relaciona-se com o prazo de prescrição dos crimes. É que ao contrário dos abusos sexuais contra crianças, em que a prescrição acontece cinco anos depois de a vítima completar 18 anos, no caso dos homens adultos a prescrição ocorre ao fim de seis meses. Para o presidente da associação, trata-se de um prazo que não respeita e não acompanha o tempo das vítimas. 

No total dos homens e rapazes que procuraram a Quebrar o Silêncio, uma média de 94 por ano, a média de idades situou-se nos 32 anos, prevalecendo o abuso praticado na infância por um membro da família ou pessoa próxima.