Aumento do preço do gás natural é “inevitável”

Aumento do preço do gás natural é
Pixabay Pexels.com
PUB
Leaderboard da campanha da opticalia

Alerta foi feito pelo ministro do ambiente, João Matos Fernandes, devido à crise entre a Rússia e Ucrânia.

O abastecimento de gás natural não estará em risco, mas os preços vão subir em flecha, ainda mais.

O ministro do ambiente garantiu hoje que os efeitos serão sentidos, principalmente pelos consumidores industriais que não estejam no mercado regulado.

Ainda que cerca de 35% da eletricidade em Portugal seja gerada a partir desta matéria-prima, João Matos Fernandes lembrou que se trata de um aumento de preço na origem e que não significa um aumento para os consumidores.

Para o ministro, para evitar a dependência energética, é preciso continuar a apostar nas energias renováveis e dá o exemplo de 2021. Portugal conseguiu mais 700 megawatts de energia verde, mais do que a central do Pêgo produzia.

Na terça-feira, a Alemanha tomou medidas para interromper o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, para distribuição de gás natural russo na Europa.

Certo é que a produção hidroelétrica em Portugal deverá continuar a ser fortemente afetada por causa da seca.

As cinco barragens que se encontram com a produção suspensa deverão ter o travão do Governo até ao Outono deste ano. A prioridade é  poupar água para o consumo humano.