PUB
Notícias Portugal Bebé que morreu em Portimão tinha ido à urgência dias antes

Bebé que morreu em Portimão tinha ido à urgência dias antes

Bebé que morreu em Portimão tinha ido à urgência dias antes

Menino de 11 meses morreu ao fim de seis horas de espera por uma transferência hospitalar. 

Um bebé de 11 meses perdeu a vida, na passada sexta-feira, no Hospital de Portimão.

O menino esteve pelo menos seis horas à espera de uma transferência hospitalar para a unidade de cuidados intensivos pediátrica do Hospital de Faro. O bebé entrou em paragem cardiorrespiratória à saída do hospital.

De acordo com o JN, o menino esteve nas urgências do mesmo hospital dois dias antes da morte.

Foi-lhe diagnosticada uma bronquite, receitaram-lhe antibiótico e mandaram-no para casa. Devido ao agravamento dos sintomas, os pais voltaram ao hospital na sexta-feira.

O bebé, já entubado e em estado grave, não resistiu a um derrame do pericárdio.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM afirmou que, quando as equipas se preparavam para transportar o bebé de helicóptero para o hospital de Faro, o seu estado clínico agravou-se, tendo a criança acabado por morrer ao final da tarde.

“Encontrando-se o hospital de Faro sem Pediatria e com a Ambulância de Transporte Inter-hospitalar pediátrico (TIP) inoperacional por falta de médico do hospital, e a TIP Lisboa ocupada noutra missão de emergência médica, o INEM iniciou depois os procedimentos necessários com vista ao acionamento do helicóptero do Algarve, acionamento este que foi efetivado pouco depois das 15h00”, lê-se numa nota enviada à Lusa.

No Hospital de Portimão, quando se preparavam para iniciar o voo para Faro, “o bebé sofreu um agravamento do seu estado clínico que impediu o transporte e obrigou a equipa a regressar, pelas 17h45, ao hospital de Portimão”. 

O Ministério da Saúde garantiu que todos os meios foram colocados à disposição e reforçou a tese de que o transporte terá falhado devido ao agravamento do estado clínico do bebé.

Exit mobile version