Bombeiros pagam portagens para transporte de operacionais

Bombeiros pagam portagens para transporte de operacionais
REUTERS

Nas últimas semanas foram utilizadas viaturas de transporte de doentes não urgentes no combate aos incêndios em Portugal.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou que as viaturas de transporte de doentes não urgentes, utilizadas nas últimas semanas para transporte de bombeiros para os incêndios, tivessem pago portagens.

“Uma situação absurda vivida pelos bombeiros nas últimas semanas”, em que têm de “pagar portagens para ir apagar fogos”, avançou a Liga, em nota à Lusa.

A Liga lamenta que as associações não sejam reembolsadas por estas despesas, tendo em conta que “é mais um custo que têm de suportar e que podia ser evitado”.

“A utilização dos veículos dedicados ao transporte de doentes para esse efeito foi um dos muitos argumentos apresentados pela LBP à Brisa e ao secretário de Estado das Infraestruturas para o direito a portagens gratuitas. Esses argumentos infelizmente não tiveram até agora ganho de causa”, esclarece a Liga.

Os veículos dedicados ao transporte de doentes não urgente “têm como função principal o transporte de doentes para tratamentos, consultas e outros atos médicos, mas também são um recurso importante para a evacuação de populações em risco e, neste caso, para transportar bombeiros para os vários teatros de operações”.