Bombeiros Sapadores de Braga socorreram 328 animais errantes em 2022

Bombeiros Sapadores de Braga socorreram 328 animais errantes em 2022
Getty

Projeto está em funcionamento desde 2018.

Os Bombeiros Sapadores de Braga efetuaram, em 2022, 328 operações de socorro com animais domésticos errantes, feridos, doentes ou acidentados na via pública, entre canídeos e felídeos.

Em comunicado, o município acrescenta que daquelas diligências, que decorreram ao abrigo do projeto “Socorro Animal”, resultaram 5.510 quilómetros percorridos, com uma média de 16,7 quilómetros por serviço.

No total, foram empenhados 656 operacionais num somatório de 413 horas de exercício de trabalho efetivo.

“Este projeto constitui-se como um serviço de transporte de animais, assegurado pelo Município de Braga, através dos Bombeiros Sapadores de Braga, efetuando a recolha canídeos e felídeos errantes, feridos, doentes ou acidentados na via pública”, explica o comunicado.

O serviço poderá ser solicitado, 24 horas por dia e sete dias por semana, através do número de telefone direto 253278488, para os Bombeiros Sapadores de Braga.

Após a chamada, a ocorrência é comunicada às autoridades policiais e à médica veterinária municipal.

Os animais são posteriormente encaminhados para assistência médico-veterinária em hospitais veterinários do concelho.

O veículo de recolha está preparado com boxes de transporte específicas para canídeos e felídeos, consumíveis para prestação dos primeiros socorros (nomeadamente oxigenoterapia) e maca.

O projeto está em funcionamento desde 2018.