Brasileiros fazem fila para votar em Lisboa

Brasileiros fazem fila para votar em Lisboa

Cônsul em Lisboa espera participação “expressiva” na votação.

Os brasileiros residentes em Portugal que votam em Lisboa deslocaram-se em massa às urnas eleitorais. Logo às primeiras horas da manhã, começou a formar-se uma longa fila na Cidade Universitária, com esperança de evitar uma segunda volta das eleições presidenciais.

As urnas abriram às 08h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 

À Agência Lusa, o Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa disse hoje que o afluxo de brasileiros às urnas durante as primeiras horas leva a esperar que a participação dos brasileiros residentes em Portugal nas eleições presidenciais do Brasil seja “expressiva”.

“O afluxo de pessoas é bastante intenso, o que nos leva a supor que a presença será bastante grande, expressiva”, disse a jornalistas Wladimir Waller, cerca de duas horas depois da abertura das urnas, às 08:00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

O representante do Brasil disse que o processo de votação está a correr “muito bem, com muita normalidade” e de forma rápida, com os eleitores a demorarem cerca de cinco minutos para votar.

No entanto, duas das 58 urnas eletrónicas que estão em Lisboa “apresentaram problemas e tiveram de ser substituídas por urna de lona”, num processo que foi coordenado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que teve de autorizar a substituição.

O problema, que já está resolvido, causou um pequeno atraso na abertura de duas salas de voto, explicou o cônsul.

Wladimir Waller manifestou satisfação pela forma como as votações estão a decorrer, deixando um reconhecimento público à sua equipa que trabalhou para que a passagem de 21.000 eleitores em Lisboa para mais de 45.000 corra bem.

Às presidenciais brasileiras concorrem 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria de 50% mais um voto em 02 de outubro, a segunda volta realiza-se com os dois mais votados no dia 30.