Burla no WhatsApp “Olá Mãe” chega a Portugal

Burla no WhatsApp “Olá Mãe” chega a Portugal
Envato

Há um novo esquema de burla em Portugal, através da aplicação WhatsApp. Os criminosos fazem-se passar por filhos, alegam ter perdido o telemóvel e pedem transferências de dinheiro.

No Brasil e no Reino Unido, por exemplo, há muito que este esquema é amplamente conhecido. Mas nos últimos dias, a burla pela rede social WhatsApp também começou a chegar a várias pessoas em Portugal.

O atacante finge ser o filho da vítima e avisa que teve um problema no telemóvel, motivo pelo qual está a comunicar a de um outro número. A partir daí, a conversa do burlão muda consoante a resposta do outro lado.

Caso a pessoa acredite que se trata mesmo do filho, o atacante pede que ajuda para um pagamento. Foi o que aconteceu a Mafalda Queiroz esta segunda-feira de manhã.

“Eu achei estranho. Disse: “És tu Filipe?”,  só que entretanto eu consegui entrar em contacto com ele. Consegui que ele me atendesse. Entretanto, eu deixei rolar ali alguma conversa com o indivíduo para ver até onde aquilo ia”, explicou à Record TV.

Neste caso, a vítima percebeu que estava a ser alvo de uma burla porque conseguiu falar com o próprio filho, que rapidamente, desmontou a história.

Mesmo sabendo as intenções do burlão, Mafalda continuou a conversa. A dada altura, foi-lhe pedido que fizesse uma transferência no valor de mil libras. Nessa altura, ligou à polícia a denunciar o caso.

“Porque entretanto, eu já tinha contactado a polícia através do telefone a dizer o que se estava a passar. Depois de já ter ido à polícia, fiz denúncia do número de WhatsApp. Aquele número nunca atendeu porque fiz tentativa para ligar para ver o que aparecia do outro lado, não atendia”, explicou Mafalda. 

A conversa termina assim que as vítimas percebem que estão prestes a cair num esquema falso e bloqueiam os contactos. Os episódios que chegaram à equipa da Record TV foram apenas tentativas falhadas, mas nem todos tiveram a mesma sorte. Há quem tenha acreditado na jogada e enviado dinheiro ao burlão.

Caso tenha recebido uma mensagem semelhante, as autoridades portuguesas apelam que denuncie sempre o esquema para que seja possível investigar o rasto de eventuais redes criminosas.