Caso de idosa em lar de Boliqueime deve ser “averigado até às últimas circunstâncias”

Caso de idosa em lar de Boliqueime deve ser
LUSA/ António Pedro Santos

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social defendeu hoje que o caso de alegada negligência no tratamento de uma idosa num lar de Boliqueime deve ser “averiguado até às últimas circunstâncias” e apelou à denúncia de situações semelhantes.

Ana Mendes Godinho falava aos jornalistas à margem do 7.º Congresso da Ordem dos Contabilistas Certificados, que decorreu no Altice Arena, em Lisboa.

Questionada sobre a morte e um alegado caso de negligência no tratamento de uma idosa na Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, distrito de Faro, que foi revelado hoje pelo Correio da Manhã, a ministra afirmou que “é um caso de uma gravidade” em que se tem de “tirar todas as averiguações que é preciso”.

A governante salientou que a Segurança Social tinha tido uma denúncia “no início deste mês e, logo após a denúncia, desencadeou as averiguações que está a fazer”, sendo que também existe uma “participação por parte do Ministério Público”.

“Tem de se tirar todas as consequências, apurar todos os factos” para saber o que aconteceu, reforçou Ana Mendes Godinho.

A ministra fez ainda um apelo para que casos semelhantes sejam denunciados.

“Se alguém tiver informações sobre situações dessas naturalmente que denunciem e informem para que possa haver intervenção, a Segurança Social, sempre que há uma denúncia, atua”, reforçou.

“O que eu apelo aqui é que, sempre que haja informação, peço mesmo que haja essas participações e denúncias porque a preocupação de todos nós, como sociedade, é também garantirmos exatamente que há esta capacidade de proteção dos idosos como regra, temos é que garantir que situações que aconteçam deste estilo têm de ser averiguadas até às ultimas circunstâncias para garantir que não acontece”, insistiu Ana Mendes Godinho.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse aos jornalistas que quando tomou conhecimento do caso pediu esclarecimentos à Segurança Social, tendo sido informada que a situação tinha sido comunicada no início do mês e que se tinha avançado para averiguações logo que houve esse conhecimento.

Por mais que uma vez, a governante sublinhou que é preciso investigar este caso “até às últimas circunstâncias”.

Neste momento estão “a ser avaliadas as circunstâncias, é isso que tem de ser feito imediatamente e para ter a garantia de que todos os factos são apurados”, reforçou.

“Acima de tudo, temos de salvaguardar a garantia de proteção das pessoas idosas, nomeadamente as que estão em instituições”, por isso é preciso que se identifique o que aconteceu, “para se adotarem os procedimentos necessários em função do que foi apurado”, acrescentou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.