Centenas de pessoas retiradas de localidades em Santarém e Leiria

Reacendimento volta a preocupar população em Loulé; Incêndios: Seis ocorrências preocupam Proteção Civil
LUSA/ Paulo Cunha

Incêndios em Ourém, Ansião, Pombal e Alvaiázere são de “grande complexidade” de acordo com o último balanço da Proteção Civil.

André Fernandes, deu há momentos o balanço sobre a situação de incêndios em Portugal. Os incêndios que lavram em Ourém, Ansião, Pombal e Alvaiázere são os que mais preocupam os bombeiros por serem de “elevada complexidade”.

O Comandante nacional de Emergência e Proteção Civil esclareceu que já foram retiradas centenas de pessoas de localidades em Ourém e Leiria.

De acordo com André Fernandes foram já retiradas cerca de 300 pessoas das localidades de Freixianda, Quebrada de Baixo, Casal Pinheiro, Santa Teresa no concelho de Ourém, distrito de Santarém. Em Leiria, foram retiradas pessoas das localidades de Arneiro, Cumeia, Madalena e Figueiras.

Já foram verificados danos em várias habitações em ambos os distritos.

“Neste momento, dada a situação complexa a prioridade é fazer as evacuações e manter as populações em segurança”, explicou André Fernandes.

O comandante da Proteção Civil esclareceu que apesar da chegada da noite, do ponto de vista meteorológico, a situação “é para agravar”.

A mensagem foi clara: “Tolerância zero para a utilização do fogo”.