Costa conta entregar lista de ministros a Marcelo na noite de 23 de março

António Costa deixa todas as portas em aberto

O primeiro-ministro revelou hoje que tenciona entregar a lista de ministros do próximo Governo ao Presidente da República na noite de 23 de Março. 

António Costa apresenta a lista de ministros que compõem o novo Governo ao Presidente da República na próxima quarta-feira, dia 23 de Março, mal sejam apurados os resultados do círculo da Europa. O objetivo é que o Executivo tome posse já no final do mês. 

As datas foram apresentadas por Costa em declarações aos jornalistas no final de uma reunião em Roma com os seus homólogos de Itália, Espanha e Grécia para concertação de posições para o Concelho Europeu de 24 e 25 de Março. O primeiro-ministro indicou que estava prevista uma reunião com o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para a manhã de 24 de março, que se tornou inviável a partir do momento que foi convocada uma cimeira extraordinária de líderes da NATO para essa manhã, em Bruxelas, razão pela qual tenciona entregar a lista de ministros do seu próximo executivo na véspera à noite.

Costa concluiu ainda que “O que é desejável é que o apuramento de resultados decorra com total normalidade, que o sentido cívico dos nossos compatriotas, que votaram massivamente nesta repetição das eleições seja devidamente tido em conta e os seus votos sejam devidamente contados e transformados nos dois mandatos parlamentares que faltam preencher”.

Depois de apurados, os resultados têm de ser publicados em Diário da República e ao terceiro dia após essa publicação a Assembleia da República tem de se reunir. De acordo com o calendário já previsto, a publicação deve acontecer no dia 25, logo, o Parlamento tomará posse dia 28 e o Governo logo de seguida, em data que está nas mãos do Presidente da República.