Crianças nascidas após 1 de setembro deste ano sem vaga em IPSS vão ter direito a creche gratuita no privado, ainda que a medida só arranque em janeiro de 2023.
Todas as crianças nascidas após o dia 1 de setembro deste ano e que não tenham vaga nas creches do setor social e solidário vão poder ingressar numa creche do setor privado de forma gratuita.
A má notícia é que a comparticipação estatal anunciada pelo Governo só poderá ser usada a partir de Janeiro do próximo ano. Até lá os pais terão de suportar os custos de uma instituição privada.
O alargamento da comparticipação do Estado às creches do setor privado foi anunciado por António Costa na semana passada, mas a medida não chega a tempo do início do ano escolar.
De acordo com o jornal Público, o atraso deve-se ao facto de estarem ainda a decorrer as negociações entre o Governo e o setor.
O Estado deverá pagar aos privados 460 euros por criança, numa pedida que segundo o Governo, pretende criar mais de 10 mil lugares em creches nos próximos anos.