Desmantelada rede que branqueou mais de 38 milhões

PJ, Polícia Judiciária, inspetor, crime, investigação, arma de fogo, droga, tráfego

Cerca de seis milhões passaram por Portugal.

Uma operação internacional em que participou a Polícia Judiciária desmantelou uma estrutura criminosa que branqueou mais de 38 milhões de euros, dos quais cerca de seis milhões passaram por Portugal.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) explica que, em Portugal, a organização constituiu quatro empresas, abriu 17 contas bancárias em diferentes instituições de crédito e usou três identidades falsas.

Na investigação portuguesa foram apreendidos em Portugal, até à data, três milhões de euros, bem como diversos equipamentos informáticos e de telecomunicações.

Segundo a PJ, as vítimas eram empresas e pessoas singulares com domicílio em França.

Na nota hoje divulgada, a PJ explica que o ‘modus operandi’ – conhecido por CEO ou BEC Fraud – consistia na “intromissão dos sistemas informáticos das vítimas”, induzindo-as, sob engano, a transferirem avultadas quantias monetárias para contas bancárias abertas em Portugal em nome de empresas fictícias, algumas constituídas com recurso a documentação falsa.

A operação policial internacional, na qual a PJ participou através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – UNC3T, foi desenvolvida em duas fases: a primeira em meados de 2022 e a segunda no início deste ano.

A operação policial realizada em França foi dirigida pela Direction Régionale de Police Judiciaire de Paris e a Gendarmerie Nationale de Reins, sob coordenação da Europol, e contou com a participação ativa da PJ, “que fez deslocar àquele país operacionais para colaborar na operação”.

Contou igualmente com a colaboração da Policia Nacional de Espanha e das polícias de Israel, Croácia e República Democrática Húngara.

Durante a operação foram cumpridos vários mandados de busca e de detenção, dos quais quatro (dois de busca domiciliária e dois de detenção europeus) emitidos pela autoridade judiciária portuguesa.