fbpx
Select Page
Portugal

Detetada bactéria de Legionella em Alverca

A bactéria da Legionella foi detetada nas instalações do Depósito Geral de Material da Força Aérea.

22 Maio, 2019 - 14:04

Record TV

Como forma de precaver possíveis efeitos nefastos e “para realização de limpeza”, aquela unidade foi reduzida “aos serviços mínimos” e assim pelo menos até à próxima segunda-feira.

“Na sequência de análises que fazemos com regularidade nas instalações da Força Aérea, foram detetados uns parâmetros acima dos valores normais e, por uma questão de prevenção e precaução, foi decidido que a unidade entrasse em serviços mínimos para proceder a todo o processo de limpeza e descontaminação”, explicou à Lusa o tenente-coronel Manuel Costa, porta voz da Força Área Portuguesa.

A mesmo fonte assegurou que “não há militares com queixas” e que ainda não foi encontrada a fonte de contaminação. “Neste momento tudo aquilo que está a ser feito é para detetar e proceder à sua eliminação”, frisou.

Recorde-se que a bactéria Legionella é um microrganismo omnipresente no meio aquático e, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DHS), pode existir em reservatórios naturais, rios e lagos, bem como em reservatórios artificiais como sistemas de águas doméstica, humidificadores, torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, ´jacuzzis`, piscinas, instalações termais, águas sujas paradas e fontes decorativas.

O contágio ocorre quando a temperatura da água está entre os 20 e os 45º e a bactéria Legionella pode multiplicar-se de forma mais rápida se existir a presença de ferrugem, iodo, matéria orgânica nesses mesmos locais.

A Legionella pode causar a doença quando uma pessoal inala ou aspira as gotículas de água suspensas no ar que contenham a bactéria.

Contudo, é importante salientar que a infeção de Legionella não é transmitida por meio de contágio de pessoa para pessoa nem da ingestão da água.

A infeção por Legionella pode causar sintomas como tosse, calafrios, dificuldades respiratórias, dores musculares, febre alta e sintomas gastrointestinais como diarreia e vómitos.

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa