Detida por deixar criança de três anos trancada em casa

Detida por deixar criança de três anos trancada em casa

PSP da Covilhã deteve mulher, de 42 anos, suspeita do crime de exposição ou abandono de menor.

Em comunicado, a PSP esclarece que a situação foi registada no domingo, tendo sido verificada na sequência de distúrbios que a mulher estava a provocar num estabelecimento comercial.

A PSP aponta que a mulher estava “visivelmente alcoolizada” e que foram de “imediato realizadas diligências urgentes” para localizar a criança, dado que aquela força de segurança já tinha conhecimento que a mulher em causa é mãe de uma criança de três anos, que “naquele momento poderia estar numa situação de vulnerabilidade e abandono”.

“A menor foi encontrada trancada numa das divisões da habitação da sua progenitora, sem quaisquer condições de salubridade e de mínimo conforto. Encontrava-se ainda com frio e evidentes sinais de falta de higiene há já algum tempo”, aponta a informação.

Segundo acrescenta, a mulher foi detida como presumível autora de um crime de exposição ou abandono da sua filha menor, tendo a criança sido encaminhada para estabelecimento de saúde, onde continua internada para observação.

Além disso, aguarda-se decisão da Autoridade Judiciária relativamente às medidas de coação da progenitora e resolução da situação da criança.