Doentes ficam sem órgãos em Faro por negligência médica

Doentes ficam sem órgãos em Faro por negligência médica
Anna Shvets Pexels.com

Uma médica interna do Hospital de Faro acusa o chefe de serviço de cirurgia do hospital de vários erros médicos que aconteceram entre janeiro e março.

São no total 11 os casos denunciados por Diana Carvalho Pereira, médica interna no Hospital de Faro, que acusa o médico cirurgião e chefe de serviço de cirurgia daquele hospital de várias situações de erros e negligência, registados entre janeiro e março deste ano.

Segundo o semanário NOVO, o centro hospitalar de Faro diz não ter tido conhecimento de nenhum dos casos denunciados e que tem em curso um processo de inquérito interno de carácter urgente.

Na denúncia a que a Record TV teve acesso, a médica indica que das situações reportadas resultaram três mortes, dois internamentos e vários casos de lesão corporal associada a erro médico. As lesões vão desde castração acidental, perda de rins ou necessidade de colostomia para o resto da vida.

Aliás, num dos casos que resultou em morte, o paciente deu entrada a 31 de dezembro de 2022 com uma infeção no pé esquerdo sem qualquer exame complementar de diagnóstico para avaliar a permeabilidade vascular.

Mais de duas semanas depois, a 23 de janeiro deste ano, o doente teve alta e, sete dias depois, no dia 30 de janeiro, voltou ao serviço de urgências do hospital de Faro devido a uma dor e a uma ferida no mesmo pé com sinais de necrose. O paciente manteve-se internado com agravamento clínico e dias depois foi-lhe amputado o pé. O doente acabou por morrer a 13 de fevereiro por agravamento clínico, ainda internado no Hospital de Faro, a cargo da equipa de Cirurgia.

O caso denunciado pela interna está também já a ser investigado pela Polícia Judiciária de Faro e pelo Ministério Público, com a queixa a ser enviada também para o Ministério da Saúde.

A Record TV tentou contactar o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve e a Ordem dos Médicos para pedir esclarecimentos, mas até à hora de publicação desta notícia, não obtivemos resposta.