Dois sismos registados esta madrugada

Dois sismos registados esta madrugada

Sismo de 2,4 sentido em Benavente e um de magnitude 2 na ilha Terceira, Açores.

Um sismo de magnitude 2,4 na escala de Richter foi hoje de madrugada sentido próximo de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Algumas horas antes um outro sismo foi detetado na ilha Terceira, Açores.

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo em Benavente, muito fraco, teve o seu epicentro a cerca de 6 km a sudoeste de Benavente e foi registado às 04:17 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Este abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Benavente.

Na ilha Terceira o sismo foi registado às 00:20, a 6 km de profundidade.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima II da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios”.