fbpx
Select Page
PUB

Portugal

Educadora acusada de obrigar crianças a comer comida com vomitado

Pais de quatro crianças apresentaram queixa no Ministério Público (MP).

22 Fevereiro, 2021 - 16:29

Daniela Carrilho

Os factos remontam ao período entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, altura em que a educadora foi suspensa das suas funções na creche do Centro Social de Esgueira, em Aveiro.

Os pais dos menores alegam que a educadora agredia os filhos, com idades entre um e três anos, com palmadas no rabo e obrigava-os a comer comida com vómito.

Os encarregados de educação só tiveram conhecimento do sucedido em dezembro, quando receberam a nota de culpa da instituição.

Na denúncia, que foi agora enviada para o MP, os pais referem que a educadora “obrigava as crianças com menos de um ano a ingerir alimentos sólidos”.

Numa das vezes, a mulher terá colocado um pedaço de fruta na boca de uma menina, que acabou por se engasgar e ficou sem oxigénio, deixando de respirar. A menor teve de ser socorrida por uma auxiliar de ação educativa, que foi quem a ajudou a expelir o pedaço de pera.

De acordo com os pais, “a educadora obrigava-as a comer a comida e o vomitado” e a responsável chegou a “amarrar uma criança à cadeira de refeição, com panos ou lençóis, enquanto esta tomava as refeições, com o intuito de a manter quieta”.

Outro caso conhecido envolve um menino de dois anos. O menor queixou-se de dores de barriga, mas a educadora terá desvalorizado as queixas. Depois da auxiliar ter alertado o INEM, o menino foi conduzido para o hospital de Aveiro, onde lhe foi diagnosticada uma gastroenterite e desidratação.

A educadora “não permitia que as ajudantes de ação educativa dessem colo às crianças e, quando estas choravam, punha música do rádio muito alto, e, por sua vez, ela própria cantava, ainda mais alto que o próprio rádio, tornando o ambiente na sala impróprio para o descanso e bem-estar das crianças”, pode ler-se na denúncia.

Os pais das vítimas exigem a instauração de um processo-crime contra a alegada agressora.

PUB

Últimas

SHARE RECORD TV MAGAZINE

Record TV Europa