Matthias Schmelz é procurado pela justiça portuguesa por crimes de prostituição e aliciamento de menores para fins sexuais.
O Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa determinou a emissão de mandatos de detenção/captura nacionais, europeus e internacionais para Matthias Schmelz, conhecido como o “Rei dos Aspiradores” de forma a sujeitá-lo a primeiro interrogatório judicial para a aplicação de medidas de coação.
O alemão foi pronunciado à revelia para julgamento por crimes sexuais pelo tribunal. De acordo com comunicado da Procuradoria da República da Comarca de Lisboa, os crimes ocorreram “nos últimos meses de 2018 e no decurso de 2019, num estabelecimento hoteleiro em Lisboa e na habitação do arguido em Cascais”.
Matthias Schmelz está indicado de um total de 26 crimes de prostituição e aliciamento de menores para fins sexuais. O tribunal deu como confirmado que o empresário, “aproveitando-se do estatuto socioeconómico elevado que detinha, aliciava jovens com idade inferior a 18 anos para consigo manterem relações sexuais a troco de quantias situadas entre os 200 e os 400 euros”. É explicado ainda que Mathias Schmelz “oferecia as quantias monetárias avultadas não só à menor que lhe apresentasse uma nova jovem, mas também à menor com a qual aquela se fizesse acompanhar”.